6/9/2009
O reencontro da Enciclopédia e o Leão


Os botafoguenses mais antigos certamente não se esqueceram da famosa dupla de ataque do início dos anos 50 - Vinicius e Dino. A dupla, que infernizou muitas defesas adversárias, deixou o Glorioso no final de 1955, sendo uma das primeiras transferências para o futebol europeu. Luiz Vinícius Menezes, apelidado de “leão”, foi para o Nápoles e na Itália permaneceu como jogador por mais alguns anos até virar treinador, tendo, inclusive, sido técnico do Zico e Edinho na Udinese.

Em visita ao Brasil, Vinicius foi até Nilton Santos para rever o amigo que há muito tempo não via. O Encontro foi emocionante e marcado por histórias de futebol e até amor. Afinal, Vinícius conheceu Flora, sua atual esposa, na Ilha do Governador, bairro preferido por ele e Nilton para sair nos momentos de folga.

- São muitos anos de amizade. O Nilton era um daqueles que em qualquer momento, a qualquer hora, estava disposto para nos dar conselhos. Ele é uma pessoa muito tranqüila e de bom caráter, disse Vinícius.

O leão resumiu da seguinte forma o futebol da Enciclopédia:

- Eu nunca vi na minha vida, em mais de 50 anos de futebol, um jogador que não errasse nenhuma bola em 90 minutos de jogo. Isso era fora do normal. A qualidade técnica dele era absolutamente incrível e insuperável. Ele recuperava a bola na defesa, driblava e seguia em frente.

Vinícius voltou à Itália com Flora, mas prometeu visitar o amigo em nova viagem ao Brasil.