27/8/2009
Nilton Santos - o Enciclopédia


Vocês viram no segundo episódio da “Turma do Niltinho” que Nilton Santos é chamado de “A Enciclopédia do Futebol”. Mas, vocês sabem quem deu à ele esse apelido?

Muitos se intitularam “o pai da criança”. Jacinto de Thornes, pseudônimo do jornalista Maneco Müller, por exemplo assegurava que tinha sido ele. Outros diziam que Nelson Rodrigues era o inventor. A maioria das pessoas, contudo, credita a Waldir do Amaral a criação do apelido. Se não foi o criador, Waldir pelo menos foi quem o propagou nas suas transmissões no rádio.

Mas, o que importa? Vale mesmo é saber que Nilton Santos é considerado a “Enciclopédia" pelo seu conhecimento futebolístico. Veja o que alguns dos seus colegas dizem a esse respeito em sua autobiografia “Minha Bola Minha Vida”:

“Nilton exercia, com perfeição, todas as artes do jogo. Driblava bem, passava melhor ainda. Jamais foi traído pelo ‘quique’ de uma bola” – Armando Nogueira

“O mestre dos mestres dos jogadores, o artista do campo” – Gérson Canhotinha

“Ele possuía uma técnica tão refinada que foi cognominado a Enciclopédia do Futebol Brasileiro” – Belini.

Sem perder a humildade, Nilton apenas agradece a todos os elogios: “diante de tudo isso, o melhor que tenho a fazer é agradecer o título que me consagra até hoje”.